O meu post anterior comenta um pouco de algumas propostas de soluções inovadoras para a educação do país, como também minha revolta com o sistema de educação monolítico que oferecemos a nossas crianças e jovens (mesmo privado e público). Assistam a Falconi o guru da gestão brasileira que expressa da mesma maneira o seu sentimento sobre o sistema de educação brasileiro, que para ele "está completamente errado!!".
Lembremos que a Inovação é uma das respostas para alcançar grande desempenho!! Não é mais uma reforma o que vai dar solução. Precisamos de um novo modelo mental e buscar soluções consistentes pensando diferente a educação. O único que temos claro é que as prioridades devem ser as crianças e jovens que fazem parte do Ensino Fundamental e Médio e que os professores são os elementos fundamentais para melhorar a qualidade no sistema. Por isso professores devem ser o melhor de nosso capital humano. "Políticas e estratégia país" muito claras na Finlândia e na Coreia do Sul que são atualmente considerados e medidos (PISA) como os melhores. Nestes países professores de educação básica ganham salários de médicos e engenheiros.
terça-feira, 18 de março de 2014
segunda-feira, 17 de março de 2014
Paulo Blikstein: Educador e Inovador de Primeira Linha
Paulo Blinkstein sintetiza uma visão bem pé no chão de como tratar o problema crônico da educação, e esclarece que a questão é sistêmica e que os problemas e soluções devem usar abordagens para tratar problemas complexos, Para esta tarefa o país precisa de pessoas competentes para encontrar as soluções.
Paulo é um engenheiro formado pela Poli/USP com Doutorado em educação e atualmente é Professor na Stanford University (SU) e diretor do Centro Lemann de Standford. O centro foi criado para criar uma massa crítica de profissionais preparados para tratar soluções para este problema hiper complexo. O perfil desejado que ser formar neste centro são pessoas que dominem os mundos da Inovação, Avaliação e Políticas Públicas.
Entre os vários temas tratados de forma inteligente nas entrevistas, um ponto que eu compartilho e que me deixa por um lado impressionado e deprimido por outro. Paulo em poucas palavras nos lembra do desastre diário provocado pelo nosso sistema de educação, concebido para a era industrial, tornando-se a principal causa de desperdício de talento humano no país, desmotivando as crianças e jovens a querer aprender sempre. Me questiono é difícil de enxergar? Como deixamos isto acontecer?
O Manhattan Connection fez estas micro entrevistas com Paulo que valem a pena ser assistidas.
Vale a pena também ler a entrevista no Estadão "O Brasil precisa de consenso sobre o que quer na educação"
Paulo é um engenheiro formado pela Poli/USP com Doutorado em educação e atualmente é Professor na Stanford University (SU) e diretor do Centro Lemann de Standford. O centro foi criado para criar uma massa crítica de profissionais preparados para tratar soluções para este problema hiper complexo. O perfil desejado que ser formar neste centro são pessoas que dominem os mundos da Inovação, Avaliação e Políticas Públicas.
Entre os vários temas tratados de forma inteligente nas entrevistas, um ponto que eu compartilho e que me deixa por um lado impressionado e deprimido por outro. Paulo em poucas palavras nos lembra do desastre diário provocado pelo nosso sistema de educação, concebido para a era industrial, tornando-se a principal causa de desperdício de talento humano no país, desmotivando as crianças e jovens a querer aprender sempre. Me questiono é difícil de enxergar? Como deixamos isto acontecer?
O Manhattan Connection fez estas micro entrevistas com Paulo que valem a pena ser assistidas.
Vale a pena também ler a entrevista no Estadão "O Brasil precisa de consenso sobre o que quer na educação"
quarta-feira, 12 de março de 2014
Banda Larga 1000 x > que 4G: Artemis Networks' pCell Technology
O amigo Celso me mandou um link da revista Exame com esta notícia da nova tecnologia revolucionária ARTEMIS.
)
Artemis tem potencial de mudar muita coisa. Ela cria uma inflexão ascendente e acelera o processo na curva S de tecnologias de transferência de dados wireless, chegando a uma melhoria prometida de 1000x.
Possibilidade de migração de valor de mercado para negócios como Netflix. O Youtube talvez poderá viabilizar seus canais pagos e ganhar mais do que obtêm com suas propagandas irritantes no inicio dos vídeos em seus canais livres. A multidão de TV´s por assinatura que se cuidem, esta tecnologia habilita a nova onda da TV mobile com capacidade de personalização, criar interatividade diferenciada, superando em muito a TVdigital e fortalecer ou mesmo viabilizar modelos de negócios orientados ao mobile e outras propostas como o iTV (da Apple, Google, entre muitos entrantes mesmo substitutos), Estou impressionado com o que pode fazer com a comunicação, mídias sociais, poder ir além da telefonia que conhecemos,como é o caso da telepresença, poder criar valo e uma reviravolta no ensino online, até mesmo viabilizar os óculos conectados da Google. É mais uma tecnologia que promete muita coisa, não é solução de todos os obstáculos existentes, mas que muda as regras do jogo, muda sim!. Poderá ser no curto e médio prazo, até outro criar outra curva e destruir e criar algo melhor novamente, é isso que espero, e que seja mais disruptivo mercado abaixo.
)
Artemis tem potencial de mudar muita coisa. Ela cria uma inflexão ascendente e acelera o processo na curva S de tecnologias de transferência de dados wireless, chegando a uma melhoria prometida de 1000x.
Possibilidade de migração de valor de mercado para negócios como Netflix. O Youtube talvez poderá viabilizar seus canais pagos e ganhar mais do que obtêm com suas propagandas irritantes no inicio dos vídeos em seus canais livres. A multidão de TV´s por assinatura que se cuidem, esta tecnologia habilita a nova onda da TV mobile com capacidade de personalização, criar interatividade diferenciada, superando em muito a TVdigital e fortalecer ou mesmo viabilizar modelos de negócios orientados ao mobile e outras propostas como o iTV (da Apple, Google, entre muitos entrantes mesmo substitutos), Estou impressionado com o que pode fazer com a comunicação, mídias sociais, poder ir além da telefonia que conhecemos,como é o caso da telepresença, poder criar valo e uma reviravolta no ensino online, até mesmo viabilizar os óculos conectados da Google. É mais uma tecnologia que promete muita coisa, não é solução de todos os obstáculos existentes, mas que muda as regras do jogo, muda sim!. Poderá ser no curto e médio prazo, até outro criar outra curva e destruir e criar algo melhor novamente, é isso que espero, e que seja mais disruptivo mercado abaixo.
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
Zara é um modelo para estudo

Zara se destaca pelo seu modelo de negócios com um supply chain de altíssimo desempenho e uma proposta de valor diferenciada, que garante uma vitrine atualizada em tendências e produtos de alta qualidade.
A filosofia e o modelo de negócios estão integrados na ideia que este tipo de varejo deve ser concebido e gerido como é o setor de hortifrutigranjeiro nos melhores supermercados. Os produtos devem ser frescos e ter claro que são perecíveis. Para isto a gestão da cadeia de valor, que compreende o desenvolvimento, produção e distribuição que deve estar alinhada e integrada. Zara consegue prever tendências de moda, escolher padrões e cores, projetar, gerenciar os fornecedores de matérias primas e os que produzem no custo alvo e distribuir / entregar nas milhares de lojas espalhadas pelo planeta. Destacamos também a gestão da sazonalidade e precificação, tudo isto com precisão e maestria inigualável. Além disto tremendamente global. No site oficial da empresa podem ver o tamanho do reino Zara. São aproximadamente 5500 lojas em 82 países.
Zara merece de nosso tempo para entender e apreciar como a inovação pode fazer uma grande diferença em qualquer setor.
Os textos nos link são interessantes:
Innovation Excellence | Process Innovation – Zara
Business Insider 1 e 2
Zara reconstrói império espanhol
ESTRATÉGIAS DE ABASTECIMENTO NO VAREJO DE MODA: ILO
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014
O mito do mau aluno e porque o Brasil pode ser o líder mundial de uma revolução educacional
O paulistano Prof. Paulo Blikstein da Stanford University escreveu um cápitulo no livro Educação Online. O interessante é que o capítulo não tem muito a ver com ensino a distância ou blended learning.Trata sobre o potencial criativo nada explorado pelo sistema educacional brasileiro, e com belos exemplos mostra o que é possivel acontecer por todo o Brasil.
Para baixar o texto em PDF do site do Prof. Blinkstein
O professor Paulo é um dos elos junto com a Fundação Lemann que criaram uma oportunidade para formar líderes com foco na Educação de Vanguarda e de Resultados. Aqueles que acreditam que podem fazer a diferença através da educação vale a pena ver se se encaixa no perfil que o Programa Lemann Fellowship procura. Os candidatos não precisam ser pedagogos. Prof. Paulo é engenheiro metalúrgico pela USP e agora é professor de professores e trabalha com inovação e tecnologias na educação.
Para baixar o texto em PDF do site do Prof. Blinkstein
O professor Paulo é um dos elos junto com a Fundação Lemann que criaram uma oportunidade para formar líderes com foco na Educação de Vanguarda e de Resultados. Aqueles que acreditam que podem fazer a diferença através da educação vale a pena ver se se encaixa no perfil que o Programa Lemann Fellowship procura. Os candidatos não precisam ser pedagogos. Prof. Paulo é engenheiro metalúrgico pela USP e agora é professor de professores e trabalha com inovação e tecnologias na educação.
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014
quinta-feira, 9 de janeiro de 2014
Recuperar a confiança criativa
A conferência de David Kelley ex-CEO da IDEO no TED em 2012, é inspirador e nos faz pensar, especialmente no que temos perdido com isto. David é conhecido também com um dos principais criadores do processos / metodologia Design Thinking.
Sua escola ou local de trabalho é dividido entre "criativos" versus pessoas práticas? Certamente, David Kelley sugere, a criatividade não é domínio apenas de um grupo privilegiado. Contando histórias de sua lendária carreira como designer e sobre sua própria vida, ele oferece maneiras de construir a confiança para exercer a criatividade... (Da seção do Design Studio TED 2012, curador-convidado Chee Pearlman e David Rockwell)
Para ver o vídeo em qualidade boa usar este link ou ver no youtube
A conferência no TED de Ken
Robinson fortalece este ponto de vista, também vale rever os videos.
Sua escola ou local de trabalho é dividido entre "criativos" versus pessoas práticas? Certamente, David Kelley sugere, a criatividade não é domínio apenas de um grupo privilegiado. Contando histórias de sua lendária carreira como designer e sobre sua própria vida, ele oferece maneiras de construir a confiança para exercer a criatividade... (Da seção do Design Studio TED 2012, curador-convidado Chee Pearlman e David Rockwell)
Para ver o vídeo em qualidade boa usar este link ou ver no youtube
Todos sabem que nascemos
altamente criativos e que o sistema e ambiente que nos rodeia se encarrega de inibir gradualmente
a nossa criatividade, tornando a maioria de nos em pobres medrosos do
diferente e de idéias
novas ou mesmo de sermos fonte de criatividade e inventividade. Poucos
sobrevivem, ou seja,
a grande maioria ganha uma fobia ao ato criativo, resultando em baixa
capacidade e habilidade criativa.
Uma boa ideia mas ainda tímida é a prescrição e tratamento indicado por
David Kelley para sermos curados de nossa falta de confiança criativa. Além do
seu trabalho feito com alguns poucos sortudos no d.school - Stanford University
e a lendária IDEO, a esperança de massificação da ideia é o livro dos irmão
Kelley, David e Tom (o mesmo que escreveu o livro a “Arte da Inovação”), que
acabam de lançar Creative Confidence.
O principal efeito desta perda de confiança está em nosso modelo
mental influenciado pelo nosso sistema cultural que respiramos e que alimenta
nosso comportamento e atitudes, outro não menos importante é o sistema
de educação que foi projetado para produzir mão de obra para as
industriais e que já não é mais compatível com nossa realidade. Os sistemas de
educação em nível global estão passando por um repensar para esta nova era e a
conclusão é que precisamos mudar antes que percamos o trem da prosperidade
baseado numa sociedade educada e civilizada. A coisa é que existem várias
alternativas e modelos sendo testados e muitos deles muito promissores. Dentro
destas experiências a única conclusão de apoio geral é que precisamos encontrar
a saída de uma educação que deve avançar de ser centrada no professor para uma
centralização no aluno de forma consistente e convincente, e isto é
verdadeiramente complexo e precisamos de inovação radical e liderança
competente.
Mas o que realmente importa é não deixar mais que crianças e
jovens que frequentam a escola ou universidades no futuro próximo percam sua
confiança criativa. Somos todos responsáveis por isto, precisamos exigir novos
modelos de educação e que nossas crianças e jovens sejam orientados para uma
sociedade mais criativa, é uma das maneiras de sairmos desta situação em que
nos encontramos no contexto sistêmico global que evolui na sua problemática,
criticidade e complexidade (aquecimento global, pobreza, modelo econômico capitalista,
etc). Podemos afirmar que temos muita criatividade no mundo, nunca avançamos
tanto em tecnologia ou novas formas de fazer as coisas. Mas acredito que
perdemos a cada segundo ao saber que muitos de nossos jovens que poderiam
tornar-se pessoas confiantes em sua capacidade criativa, a perdem nos bancos
escolares todos os dias. A questão aqui é a perda do potencial criativo desta
massa de pessoas sendo formada nas instituições de ensino. Da mesma maneira que
as lacunas de aprendizagem, criamos lacunas enormes de falta de criatividade.
terça-feira, 24 de dezembro de 2013
quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
Os Moocs e o desafio de democratizar o conhecimento | PORVIR
A missão de democratizar o conhecimento de qualidade por meio dos Moocs (os cursos on-line, abertos e gratuitos ofertados por universidades de prestígio) ainda está por ser cumprida. Mesmo oferecendo livre acesso ao conteúdo de qualidade a qualquer estudante desde 2011 (ou com grande barulho em 2012), os Moocs ainda não conseguiram levar o conhecimento para todos os extratos da população mundial, especialmente aos mais pobres. Isso é o que mostra recente pesquisa da Universidade da Pensilvânia publicada nesta semana. Segundo o estudo, cerca de 80% dos usuários dos cursos massivos provenientes de nações em desenvolvimento como Brasil, Rússia, China e África do Sul compõem a elite econômica de seus países. São estudantes e profissionais já formados que fazem parte de 6% da parcela mais rica de suas populações e que fazem os cursos, em sua grande maioria, em inglês.
Completo: Os Moocs e o desafio de democratizar o conhecimento | PORVIR:
Completo: Os Moocs e o desafio de democratizar o conhecimento | PORVIR:
Seth's Blog : A productivity gap - yukimura.carlos@gmail.com - Gmail
Recebi este email do Seth´s Blog. Interessante!
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A productivity gap
You'd think that with all the iPad productivity apps, smartphone productivity apps, productivity blogs and techniques and discussions... that we'd be more productive as a result.
Are you more productive? How much more?
I wonder how much productivity comes from new techniques, and how much comes from merely getting sick of non-productivity and deciding to do something that matters, right now.
Isaac Asimov wrote more than 400 books, on a manual typewriter, with no access to modern productivity tools. I find it hard to imagine they would have helped him write 400 more.
Sure, habits matter. So does getting out of your way. But if you want to hide, really want to hide, you'll find a way.
The instinct to produce great work doesn't require a fancy notebook.
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segunda-feira, 16 de dezembro de 2013
sábado, 14 de dezembro de 2013
Innovative Leaders: New Leadership for Innovation and Growth by Peter Fisk
Os slides de Peter Fisk são demais!. Gostei pelo conteúdo e design com estilo singular, especialmente para um tema tão batido como este.
domingo, 8 de dezembro de 2013
Thinkers 50 | Scanning, ranking and sharing the best management ideas in the world
Thinkers 50 | Scanning, ranking and sharing the best management ideas in the world:
Every two years at the Thinkers50 ceremony in London, management gurus are ranked according to how much their ideas are changing the world as well as the rigor of their research and how powerfully their ideas are presented. For the second survey in a row, Harvard Business School Professor Clayton Christensen has been named the world’s top management thinker.
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Every two years at the Thinkers50 ceremony in London, management gurus are ranked according to how much their ideas are changing the world as well as the rigor of their research and how powerfully their ideas are presented. For the second survey in a row, Harvard Business School Professor Clayton Christensen has been named the world’s top management thinker.
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sexta-feira, 6 de dezembro de 2013
The Sharp Edge of Innovation « Roberts Rules of Innovation
The Sharp Edge of Innovation « Roberts Rules of Innovation:
Realmente a encruzilhada da Gillette é percebida por todos. Comentei este tema em 2010 (ver aqui) segundo as teorias da curva S.
Os Jobs to be done (tarefas a serem feitas) são bem claros, basicamente, aparar os pelos do rosto de forma temporária ou em outros casos retirar os pelos sem causas de irritação, trauma ou outros efeitos na pele.
O surgimento de inovações disruptivas ou uma nova arquitetura tecnológica do aparelho são o que as ondas da inovação apontariam na busca por oportunidades pra sair de encruzilhadas como as da Gillette.
Realmente a encruzilhada da Gillette é percebida por todos. Comentei este tema em 2010 (ver aqui) segundo as teorias da curva S.
Os Jobs to be done (tarefas a serem feitas) são bem claros, basicamente, aparar os pelos do rosto de forma temporária ou em outros casos retirar os pelos sem causas de irritação, trauma ou outros efeitos na pele.
O surgimento de inovações disruptivas ou uma nova arquitetura tecnológica do aparelho são o que as ondas da inovação apontariam na busca por oportunidades pra sair de encruzilhadas como as da Gillette.
quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
Algo realmente útil para a rapaziada do Ensino Médio: Um canal de Educação no Youtube disponibilizando 8000 aulas
Uma parceria entre o Google e a Fundação Lemann, YouTube EDU apresenta alguns dos vídeos de educação mais populares do YouTube. Neste primeiro momento, as aulas disponíveis são do Ensino Médio e de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física e Biologia. O canal será constantemente atualizado com novos vídeos e, em breve, incluirá também conteúdos do Ensino Fundamental e Ensino Superior. A curadoria dos vídeos foi feita por professores especialistas e altamente capacitados, selecionados e coordenados pela Fundação Lemann. Navegue!
As inovações disruptivas no setor da educação tem esta característica de alcançar escala significativa. Um belo exemplo do que se pode fazer com o Youtube que realmente vale a pena.
A fundação Lemann também tem trabalhado com vídeos no modelo Salman Khan ou Khan Academy, um empreendedor social de alto nível, que tem recebido apoio significativo da Fundação Gates e Google entre outros.
A seguir exemplo de um vídeo em inglês (voz de Sal) e o outro em português abaixo ou Veja aqui o Lemann - Khan Academy.
A seguir exemplo de um vídeo em inglês (voz de Sal) e o outro em português abaixo ou Veja aqui o Lemann - Khan Academy.
quarta-feira, 30 de outubro de 2013
The Seven Essential Characteristics of Innovative Companies | Innovation Management
The Seven Essential Characteristics of Innovative Companies | Innovation Management: "The Seven Essential Characteristics of Innovative Companies"
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What makes a company innovative? Innovation is nothing more than a tool that enables companies to achieve unique, strategic goals. It should not simply be a slogan, nor an end unto itself, argues Jeffrey Baumgartner. To be truly innovative, an organization should have seven essential characteristics.
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FINEP 30 dias
Recebi um mail da inventta e achei interessante para quem deseja inovar ou mesmo reformular suas operações com dinheiro barato.
Temos acompanhado diversas publicações a respeito de um novo instrumento de apoio à inovação nas empresas: FINEP 30 dias. Nesta modalidade, pedidos de financiamento enviados ainda este ano, poderão ser concedidos no início de 2014!
A fim de facilitar a compreensão deste mecanismo, preparamos um breve resumo com informações mais objetivas sobre o tema.
O QUE É
A FINEP lançou em setembro de 2013 o FINEP 30 dias que consiste em uma metodologia com padrão internacional que visa simplificar os processos, aumentar a transparência, rapidez e a qualidade dos pareceres concedidos pelos analistas da Financiadora, focados especialmente nos processos de análise dos financiamentos concedidos através do Inova Brasil.
A Inova Brasil é uma linha reembolsável, ou seja, empréstimo de recursos em condições de prazos e taxas subsidiadas para projetos de inovação tecnológica nas empresas.
Todo o processo é realizado online, no qual as empresas precisam preencher apenas 2 formulários destinados a avaliar a empresa, suas características tecnológicas, informações financeiras e seu Plano Estratégico de Inovação.
PÚBLICO E VALORES
Esta linha é ideal para empresas sediadas no Brasil (independentemente da origem do capital controlador) com projetos de Inovação Pioneira, Contínua, Tecnologias Críticas ou Pré-Investimento, conforme a Política Operacional da FINEP 2013-2014. O mínimo financiável é de R$ 10 dez milhões.
As taxas do financiamento estão em torno de 3,5% a.a.; carência de até 4 anos e amortização (incluindo a carência) de até 10 anos.
Vale lembrar que a FINEP financia até 90% do orçamento proposto.
PRAZOS
A partir do preenchimento do formulário com as informações sobre o projeto, a FINEP terá até 30 dias para informar sobre a aprovação do financiamento. A contratação do financiamento deverá ocorrer no prazo de até 60 dias subsequentes, condicionada ao cumprimento das condições aprovadas e à apresentação da documentação completa exigida.

GARANTIAS
Para a obtenção do financiamento junto à FINEP deverão ser apresentadas Garantias Reais e Pessoais cumulativamente, exceto em caso de garantia por fiança bancária ou casos de Dispensa de Garantias.
1. Garantias Reais (Bens e Direitos): Imóvel; Bens Móveis; Direitos;
2. Garantias Pessoais: Fiança Bancária; Fiança Pessoa Jurídica; Fiança Pessoa Física
DISPÊNDIOS FINANCIÁVEIS
A relação de itens financiáveis nas operações reembolsáveis poderá abranger:
1. Pesquisa e Desenvolvimento: Remuneração de Equipe Própria; Consultoria Externa; Serviços de Terceiros; Registro de Marcas e Patentes/Certificações; Absorção/compra de tecnologia; Materiais de uso laboratorial
2. Máquinas e Equipamentos Nacionais
3. Máquinas e Equipamentos Importados
4. Demais Itens: Estudos e Projetos; Aquisição de Software; Obras Civis; Montagens e Instalações; Móveis e Utensílios; Treinamento; Despesas Pré-Operacionais; Viagens;
Energia
Energia
Colocamos-nos à disposição para maiores esclarecimentos.
+55 31 3337-7418
Antônio de Albuquerque, 1055
2º andar - Lourdes | Belo Horizonte - MG
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