quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Recuperar a confiança criativa

A conferência de David Kelley ex-CEO da IDEO no TED em 2012, é inspirador e nos faz pensar, especialmente no que temos perdido com isto. David é conhecido também com um dos principais criadores do processos / metodologia Design Thinking.
Sua escola ou local de trabalho é dividido entre "criativos" versus pessoas práticas? Certamente, David Kelley sugere, a criatividade não é domínio apenas de um grupo privilegiado. Contando histórias de sua lendária carreira como designer e sobre sua própria vida, ele oferece maneiras de construir a confiança para exercer a criatividade... (Da seção do Design Studio TED 2012, curador-convidado Chee Pearlman e David Rockwell)

Para ver o vídeo em qualidade boa usar este link ou ver no youtube





Todos sabem que nascemos altamente criativos e que o sistema e ambiente que nos rodeia se encarrega de inibir gradualmente a nossa criatividade, tornando a maioria de nos em pobres medrosos do diferente e de idéias novas ou mesmo de sermos fonte de criatividade e inventividade. Poucos sobrevivem, ou seja, a grande maioria ganha uma fobia ao ato criativo, resultando em baixa capacidade e habilidade criativa.
Uma boa ideia mas ainda tímida é a prescrição e tratamento indicado por David Kelley para sermos curados de nossa falta de confiança criativa. Além do seu trabalho feito com alguns poucos sortudos no d.school - Stanford University e a lendária IDEO, a esperança de massificação da ideia é o livro dos irmão Kelley, David e Tom (o mesmo que escreveu o livro a “Arte da Inovação”), que acabam de  lançar Creative Confidence.

O principal efeito desta perda de confiança está em nosso modelo mental influenciado pelo nosso sistema cultural que respiramos e que alimenta nosso comportamento e atitudes, outro não menos importante é o sistema de educação que foi projetado para produzir mão de obra para as industriais e que já não é mais compatível com nossa realidade. Os sistemas de educação em nível global estão passando por um repensar para esta nova era e a conclusão é que precisamos mudar antes que percamos o trem da prosperidade baseado numa sociedade educada e civilizada. A coisa é que existem várias alternativas e modelos sendo testados e muitos deles muito promissores. Dentro destas experiências a única conclusão de apoio geral é que precisamos encontrar a saída de uma educação que deve avançar de ser centrada no professor para uma centralização no aluno de forma consistente e convincente, e isto é verdadeiramente complexo e precisamos de inovação radical e liderança competente. 

 Mas o que realmente importa é não deixar mais que crianças e jovens que frequentam a escola ou universidades no futuro próximo percam sua confiança criativa. Somos todos responsáveis por isto, precisamos exigir novos modelos de educação e que nossas crianças e jovens sejam orientados para uma sociedade mais criativa, é uma das maneiras de sairmos desta situação em que nos encontramos no contexto sistêmico global que evolui na sua problemática, criticidade e complexidade (aquecimento global, pobreza, modelo econômico capitalista, etc). Podemos afirmar que temos muita criatividade no mundo, nunca avançamos tanto em tecnologia ou novas formas de fazer as coisas. Mas acredito que perdemos a cada segundo ao saber que muitos de nossos jovens que poderiam tornar-se pessoas confiantes em sua capacidade criativa, a perdem nos bancos escolares todos os dias. A questão aqui é a perda do potencial criativo desta massa de pessoas sendo formada nas instituições de ensino. Da mesma maneira que as lacunas de aprendizagem, criamos lacunas enormes de falta de criatividade. 

A conferência no TED de Ken Robinson fortalece este ponto de vista, também vale rever os videos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor os seus comentários ou pontos de vista são importantes para buscar melhorar sempre