Sua escola ou local de trabalho é dividido entre "criativos" versus pessoas práticas? Certamente, David Kelley sugere, a criatividade não é domínio apenas de um grupo privilegiado. Contando histórias de sua lendária carreira como designer e sobre sua própria vida, ele oferece maneiras de construir a confiança para exercer a criatividade... (Da seção do Design Studio TED 2012, curador-convidado Chee Pearlman e David Rockwell)
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Todos sabem que nascemos
altamente criativos e que o sistema e ambiente que nos rodeia se encarrega de inibir gradualmente
a nossa criatividade, tornando a maioria de nos em pobres medrosos do
diferente e de idéias
novas ou mesmo de sermos fonte de criatividade e inventividade. Poucos
sobrevivem, ou seja,
a grande maioria ganha uma fobia ao ato criativo, resultando em baixa
capacidade e habilidade criativa.
Uma boa ideia mas ainda tímida é a prescrição e tratamento indicado por
David Kelley para sermos curados de nossa falta de confiança criativa. Além do
seu trabalho feito com alguns poucos sortudos no d.school - Stanford University
e a lendária IDEO, a esperança de massificação da ideia é o livro dos irmão
Kelley, David e Tom (o mesmo que escreveu o livro a “Arte da Inovação”), que
acabam de lançar Creative Confidence.
O principal efeito desta perda de confiança está em nosso modelo
mental influenciado pelo nosso sistema cultural que respiramos e que alimenta
nosso comportamento e atitudes, outro não menos importante é o sistema
de educação que foi projetado para produzir mão de obra para as
industriais e que já não é mais compatível com nossa realidade. Os sistemas de
educação em nível global estão passando por um repensar para esta nova era e a
conclusão é que precisamos mudar antes que percamos o trem da prosperidade
baseado numa sociedade educada e civilizada. A coisa é que existem várias
alternativas e modelos sendo testados e muitos deles muito promissores. Dentro
destas experiências a única conclusão de apoio geral é que precisamos encontrar
a saída de uma educação que deve avançar de ser centrada no professor para uma
centralização no aluno de forma consistente e convincente, e isto é
verdadeiramente complexo e precisamos de inovação radical e liderança
competente.
Mas o que realmente importa é não deixar mais que crianças e
jovens que frequentam a escola ou universidades no futuro próximo percam sua
confiança criativa. Somos todos responsáveis por isto, precisamos exigir novos
modelos de educação e que nossas crianças e jovens sejam orientados para uma
sociedade mais criativa, é uma das maneiras de sairmos desta situação em que
nos encontramos no contexto sistêmico global que evolui na sua problemática,
criticidade e complexidade (aquecimento global, pobreza, modelo econômico capitalista,
etc). Podemos afirmar que temos muita criatividade no mundo, nunca avançamos
tanto em tecnologia ou novas formas de fazer as coisas. Mas acredito que
perdemos a cada segundo ao saber que muitos de nossos jovens que poderiam
tornar-se pessoas confiantes em sua capacidade criativa, a perdem nos bancos
escolares todos os dias. A questão aqui é a perda do potencial criativo desta
massa de pessoas sendo formada nas instituições de ensino. Da mesma maneira que
as lacunas de aprendizagem, criamos lacunas enormes de falta de criatividade.
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