quarta-feira, 30 de outubro de 2013

FINEP 30 dias

Recebi um mail da inventta e achei interessante para quem deseja inovar ou mesmo reformular suas operações com dinheiro barato.

Temos acompanhado diversas publicações a respeito de um novo instrumento de apoio à inovação nas empresas: FINEP 30 dias. Nesta modalidade, pedidos de financiamento enviados ainda este ano, poderão ser concedidos no início de 2014!
A fim de facilitar a compreensão deste mecanismo, preparamos um breve resumo com informações mais objetivas sobre o tema.


O QUE É

A FINEP lançou em setembro de 2013 o FINEP 30 dias que consiste em uma metodologia com padrão internacional que visa simplificar os processos, aumentar a transparência, rapidez e a qualidade dos pareceres concedidos pelos analistas da Financiadora, focados especialmente nos processos de análise dos financiamentos concedidos através do Inova Brasil.
A Inova Brasil é uma linha reembolsável, ou seja, empréstimo de recursos em condições de prazos e taxas subsidiadas para projetos de inovação tecnológica nas empresas.
Todo o processo é realizado online, no qual as empresas precisam preencher apenas 2 formulários destinados a avaliar a empresa, suas características tecnológicas, informações financeiras e seu Plano Estratégico de Inovação.

PÚBLICO E VALORES

Esta linha é ideal para empresas sediadas no Brasil (independentemente da origem do capital controlador) com projetos de Inovação Pioneira, Contínua, Tecnologias Críticas ou Pré-Investimento, conforme a Política Operacional da FINEP 2013-2014. O mínimo financiável é de R$ 10 dez milhões.
As taxas do financiamento estão em torno de 3,5% a.a.; carência de até 4 anos e amortização (incluindo a carência) de até 10 anos.
Vale lembrar que a FINEP financia até 90% do orçamento proposto.

PRAZOS

A partir do preenchimento do formulário com as informações sobre o projeto, a FINEP terá até 30 dias para informar sobre a aprovação do financiamento. A contratação do financiamento deverá ocorrer no prazo de até 60 dias subsequentes, condicionada ao cumprimento das condições aprovadas e à apresentação da documentação completa exigida.
esquema

GARANTIAS

Para a obtenção do financiamento junto à FINEP deverão ser apresentadas Garantias Reais e Pessoais cumulativamente, exceto em caso de garantia por fiança bancária ou casos de Dispensa de Garantias.
1. Garantias Reais (Bens e Direitos): Imóvel; Bens Móveis; Direitos;
2. Garantias Pessoais: Fiança Bancária; Fiança Pessoa Jurídica; Fiança Pessoa Física

DISPÊNDIOS FINANCIÁVEIS

A relação de itens financiáveis nas operações reembolsáveis poderá abranger:
1. Pesquisa e Desenvolvimento: Remuneração de Equipe Própria; Consultoria Externa; Serviços de Terceiros; Registro de Marcas e Patentes/Certificações; Absorção/compra de tecnologia; Materiais de uso laboratorial
2. Máquinas e Equipamentos Nacionais
3. Máquinas e Equipamentos Importados
4. Demais Itens: Estudos e Projetos; Aquisição de Software; Obras Civis; Montagens e Instalações; Móveis e Utensílios; Treinamento; Despesas Pré-Operacionais; Viagens;
Energia

Colocamos-nos à disposição para maiores esclarecimentos.
+55 31 3337-7418
Antônio de Albuquerque, 1055
2º andar - Lourdes | Belo Horizonte - MG