segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A Coca Cola inova novamente

Quase todos devem ter ouvido falar em Fatores Chave de Sucesso ou em Fatores Críticos de Sucesso. Para uma empresas de bebidas (alcoólicas ou não alcoólicas) , BRANDING E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO são alguns desses fatores.
Nestes meses novamente a Coca Cola mostra porque é líder global com uma penetração de mercado implacável, sem falar na tremenda força do branding, criando uma vantagem competitiva superior, por isso que se paga mais por uma Coca Cola. Ela atua em todas as camadas sociais e ao mesmo tempo fica atenta a tudo que elas podem oferecer na forma de oportunidades para inovar. O vídeo abaixo mostra que ideias criativas surgem de todas as formas e fontes, por isso uma inovação pelo design de primeira ordem de grande potencial surgiu. Uma inovação orientada seguindo os conceitos do jobs to be done. 

The Coca Cola Bag é uma ideia que pode pegar, mas o importante aqui é que a Coca Cola está acordada, mantendo uma curva de ciclo de vida em permanente evolução, um fenômeno de marketing inigualável. Com relação à nova embalagem ver com maiores detalhes aqui. Um ex executivo da Coca Cola certa vez me disse que o segredo está na marca e não na bebida. Este comentário tiinha sentido, visto que a Coca Cola não é uma maravilha em bebida, talvez quando ela surgiu sim, hoje tem bebidas e muitos sabores para todos os gostos e poderia ser facilmente substituível, mas tem vários aspectos de marketing que marcam uma força de penetração consistente, por outro lado as vezes somos forçados a comprar em função das fraqueza dos concorrentes. Fiquei intrigado, mas no tempo conclui que o segredo não é somente Branding. Distribuição que possibilita disponibilidade do produto e estar presente na mente das pessoas são a chave. Não adianta de nada saber que existe a bebida Coca Cola e não achar nas prateleiras quando quiser a bebida de forma a cumprir com a tarefa.




A grandeza do sistema de distribuição da Coca Cola que até mesmo virou benchmariking para organizações sem fins lucrativos. Melinda Gates (esposa de Bill Gates) promove a grande força da cadeia de distribuição da Coca Cola e mostra o que as ONG´s podem  aprender com sua capacidade de chegar onde poucas organizações podem, especialmente ONG´s focadas na base da pirâmide.


Durante e após a Segunda Guerra foram duas etapas fundamentais para empresa e é quando a Coca Cola inicia seu processo de globalização. A internacionalização e obter o melhor share em todas os mercados, mesmo comprando os concorrentes esta foi a estratégia de conquistar o mundo. Antes de 1996 o único mercado no mundo onde a Coca Cola não era líder era o Peru. Na época a Inka Cola era líder e foi comprada por US$ 300 milhões. Essa foi a maneira como a Coca Cola adquiriu a liderança e não pelo gosto / escolha das pessoas ou pela competente cadeia de distribuição. 
Eu gosto de Pepsi Twist Zero, mas hoje tomo Coca Cola Zero ou outras bebidas, por què? Coca Cola Zero sempre está disponível, por isso penso que a culpa é minha também e a péssima sorte de gostar de produtos da incompetente Pepsi. Desde que a Pepsico ficou diversificando e tenta fazer de tudo, mostrou com isso que capitulou e assinou rendição na guerra das colas - perdeu!!, e ficar com perdedor dá nisso.