sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Zara é um modelo para estudo



Zara se destaca pelo seu modelo de negócios com um supply chain de altíssimo desempenho e uma proposta de valor diferenciada, que garante uma vitrine atualizada em tendências e produtos de alta qualidade.
A filosofia e o modelo de negócios estão integrados na ideia que este tipo de varejo deve ser concebido e gerido como é o setor de hortifrutigranjeiro nos melhores supermercados. Os produtos devem ser frescos e ter claro que são perecíveis. Para isto a gestão da cadeia de valor, que compreende o desenvolvimento, produção e distribuição que deve estar alinhada e integrada. Zara consegue prever tendências de moda, escolher padrões e cores, projetar, gerenciar os fornecedores de matérias primas e os que produzem no custo alvo e distribuir / entregar nas milhares de lojas espalhadas pelo planeta. Destacamos também a gestão da sazonalidade e precificação, tudo isto com precisão e maestria inigualável. Além disto tremendamente global. No site oficial da empresa podem ver o tamanho do reino Zara. São aproximadamente 5500 lojas em 82 países.
Zara merece de nosso tempo para entender e apreciar como a inovação pode fazer uma grande diferença em qualquer setor.

Os textos nos link são interessantes:
Innovation Excellence | Process Innovation – Zara
Business Insider 1 e 2
Zara reconstrói império espanhol
ESTRATÉGIAS DE ABASTECIMENTO NO VAREJO DE MODA: ILO