terça-feira, 30 de junho de 2015

Buscando como embalar seu produto? Algumas ideias

A blogera Caitlin Jordan do site "designschool.canvas.com" apresenta uma coletânea com 50 exemplos de embalagens com um design muito útil para quem busca ideias.

50 Insanely Creative and Stunning Packaging Designs (aqui)


Além de estas 50 ideias tem uma lista de imagens que qualquer um pode encontrar com uma simples googleada: um exemplo "packagingver aqui.

Para mim as melhores embalagens com as quais convivemos por milhares de anos estão na natureza e como sou um criacionista de carteirinha o design de estas embalagens é realmente divino: embalagens funcionais / orgânicas / recicláveis / práticas.

A disciplina científica batizada por biomimicry, desenvolvida a pouco tempo e que utiliza como referencial criativo o design desenvolvido pelas criaturas ou biodiversidade, para solucionar problemas humanos, A origem de esta nova disciplina foi quando a ficha caiu ao perceber que na natureza o que mais abunda são soluções criativas, especialmente na busca da verdadeira sustentabilidade. Estre estes vários problemas temos as embalagens.

Tem algumas soluções de embalagens primorosas que são até hoje difíceis de copiar.


Banana: Resistência relativa, super prático e muito conveniente.


Alho: Protege o produto no manuseio e transporte, suporta altas variações de temperatura e por vários dias. Encontramos em cores variadas.
Para ver a importância de esta questão dois pequenos testes: observe o volume de papel, papelão e plástico que você tem que colocar no lixo semanalmente. Para ver o tamanho e volume do problema, quando você entrar num supermercado ou hipermercado observe que 98% (de milhares de itens disponíveis no mercado) que consumimos precisam de algum tipo de embalagem. Os engenheiros explicam, é uma questão de produtividade e logística, mas mesmo assim é um tremendo desperdício.

Algum dia no futuro um pouco distante, quando a biomimicry evolua o bastante, será quando poderemos fazer algo tão bom como estas embalagens acima.

Para saber mais do que representa esta nova ciência para nossa evolução na busca da sustentabilidade ver no TED com Janine Benyus.




Fonte: designschool.canva.com, - Portal com excelente material relevante para gestores e obcecados por inovação. Também Google e TED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor os seus comentários ou pontos de vista são importantes para buscar melhorar sempre