sexta-feira, 3 de julho de 2015

Novas Contribuições de Clayton Christensen


Em posts anteriores comentei que sou fã de carteirinha do guru da inovação e do managemento grande Clayton Christensen (literalmente, o homem tem mais de 2 m). Professor Clay é conhecido pelas teorias por traz da inovação disruptiva. Em 2013 foi eleito "O pensador mais influente do management do mundo".
É o cientista como também o intelectual que realmente fez e ainda faz a diferença no mundo das ciências humanas. Sua abordagem na construção do conhecimento e teorias seguem um rigor científico primoroso, além de trazer um matiz de simplicidade e clareza. A meu ver seus trabalhos são uma raridade no mundo do management, especialmente em temas tão complexos como são a inovação e o management estratégico. Passados todos estes anos desde sua estreia nos holofotes no mundo do management (1997), ainda seus trabalhos são inspiradores e despertam admiração no mundo todo. Tenho acompanhado o trabalho do Professor Clay a mais de 15 anos, desde que devorei seu primeiro livro "O Dilema do Inovador". Sua obra abre uma nova perspectiva de como devemos avaliar nossos negócios e a causa e efeito dos concorrentes (rivais e novos entrantes) dentro das perspectivas da inovação.

Antes de tudo, a página web do Professor aqui, e um vídeo para os  interessados no seu trabalho. 






Clayton Christensen - World Innovation Forum from Braden Kelley

A apresentação acima é semelhante à que assisti em São Paulo no Fórum Mundial da Inovação em 2007, para facilitar a vida de alguns coloco para download a tradução

Quem fica à vontade com textos em inglês, Clayton Chistensen abre as comportas do conhecimento. Para os que buscam entendimento da sua obra, todos os seus principais livros foram traduzidos ao português, é somente pesquisar. Para os interessados em ampliar e atualizar-se como o que o Professor Clay tem a ensinar, a Harvard Business Review, Foreign Affairs e Stanford Social Innovation Review disponibilizam seus últimos trabalhos de forma free.

Artigos que podem ajudar a ampliar nosso entendimento sobre inovação pelas lentes da disrupção ou ruptura ou disruption. 

1. Theory of Theory Building





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor os seus comentários ou pontos de vista são importantes para buscar melhorar sempre