sexta-feira, 29 de maio de 2015

O Guarda Chuvas e a Difícil Difusão da Inovação

Os guarda chuvas como os conhecemos tem mantido o seu conceito por anos ou mesmo séculos e ainda como acontece com as ratoeiras insistimos em melhorá-los. Novos inventores tem procurado resolver alguns problemas presentes em seu design centenário. Alguns obcecados insistem, porém somente conseguimos os admirar seus inventos na internet. Mesmo com todo esse poder de comunicação que cobrem o planeta não estão ajudando muito.  Para estes casos ver um vídeo no youtube não é suficiente para impactar o mercado. Em 2010 descobri na web o Nubrella, pelas noticias na web parece que não evoluiu em difusão. Substituir um design ícone como guarda chuva tradicional não é uma tarefa fácil e reconheço que é um design dominante de peso, ainda mais com todos os fatores de fabricação e escala resolvidos. O posicionamento do Nubrella é complicado, ainda vale 2 a 3 vezes mais, e nem mesmo Amazon tem um disponível para a venda.  Todos estes fatos e dados mostram que inovar não é fácil nem simples.

A nossa relação com o design do guarda chuva é tão profundo como são os livros para muitos de nos. Os videos abaixo mostram o Nubrella e uma nova proposta para o guarda chuva tradicional, que propõe modificações inteligentes em alguns elementos funcionais do produto. São duas invenções relativamente convincentes, porém lamento que sem podermos testá-los nunca conheceremos o seu real valor. A difusão da inovação exige disponibilidade do produto para ser comparado e testado. Somente o contato com o produto poderá deixar as marcas e pistas para o usuário. Poderá apresentar os diferenciais  e benefícios criando uma nova experiência que poderá mudar nossa lista de atributos e prioridades quando escolhemos um guarda chuva.



why4