terça-feira, 28 de abril de 2009

iPod / iTune: Modelo de Negócio de Inovação de Alto Nível

Quando alguém surge com uma inovação de alto nível, todo mundo fica admirado mesmo quase babando ao perceber a obviedade e simplicidade da idéia. Steve Jobs da Apple provocou isto com mais uma inovação de alto nível com a dobradinha iPod / iTune. Hoje corresponde a 50% das receitas da empresa, elevando o patamar de valor de mercado da empresa de U$ 1 bilhão em 2003 para U$ 150 bilhões no final de 2007. Um caso de inovação onde existem poucos conceitos de produto inovadores. Este tipo de inovação é definida como semi-radical por alguns autores e para outros esta pode ser chamada uma inovação da arquitetura do sistema. As raízes da real inovação neste caso, foram a combinação certa de soluções existentes, como é o caso do Walkman da Sony (uma das maiores inovações de alto nível dos anos 80) e o ex-fora da lei Napster (idéia dos 90). A questão é que o famoso Steve Jobs contratou o cara certo Tony Fadell. Juntos se concentraram no design (ponto central da Apple) e na criação de um modelo de negócio inovador que desafiou os modelos mentais a muito tempo obtusos da indústria da música.

Alexander Osterwalder tem uma apresentação muito interessante do modelo de negócio iPod que mostra como se ganha dinheiro com música e tecnologia.

2 comentários:

  1. Carlos, o iPod é uma prova de como uma empresa expandiu seus limites para além dos limites do mercado. Há um caso curioso do iPod da HP. A empresa tentou pegar carona no iPod, porém não foi muito bem sucedida.
    http://www.marcosteles.com/2012/03/sim-existiu-um-ipod-da-hp.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, realmente muito interessante o case iPod / HP. Obrigado por ampliar os nossos conceitos e mostrar que estratégia, marketing e competência operacional não é uma coisa simples de alinhar. Você mostrou que uma das gigantes inovadoras e titulares como HP fazem bobagem na tentativa de ganhar o jogo.

      Excluir

Favor os seus comentários ou pontos de vista são importantes para buscar melhorar sempre