sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

ASUS o grande ganhador do CES 2011

Há seis meses atrás assisti uma entrevista com Jerry Shen, CEO da ASUS de Taiwan. Um sujeito peculiar e me pareceu uma pessoa muito confiante em que a ASUS daria o que falar num futuro próximo com inovações de peso. No obstante a um bom tempo ela vem surpreendendo o mundo com inovações de alto nível. Em 2007 Jerry Shen surpreendeu todos quando esta comandou o lançamento inovador dos netbooks no mercado mundial. Criou uma nova forma de ver o mercado de computadores portáteis. Alias no momento que vi um netbook percebi o conceito revolucionário do computador idealizado por Negroponte e colaboradores na batalha de inclusão digital global, com a meta visionária e impressionante de um computador para cada criança na escola. Aposto que os criadores do netbook da ASUS conseguiram enxergar além dos limites do setor graças a Negroponte.
Para aqueles calejados no mundo da montagem de computadores a ASUS sabem que é uma das fabricantes líderes de motherboards. Por muito tempo foi conhecida como mais um dos fornecedores e mesmo OEM de placas. Na busca de maior valor seguiu para onde o dinheiro vai no mercado da tecnologia, entrou no mercado de notebooks e não parou mais de criar novos produtos e gadgets.
A empresa atualmente possui um staff de mais de 10.000 colaboradores, uma equipe de 3.000 engenheiros dedicados a P&D e uma receita anual aproximando os U$10 bi. Este ano veio cheia de novidades para o mercado de eletrônicos. Neste início de ano bteve oito prêmios de inovação na Consumer Electronics Show CES 2011 em Las Vegas, constituindo-se na grande ganhadora do setor. As novidades da ASUS são surpreendentes quando olhamos tecnologia e fatores diferenciadores. A ASUS é um belo exemplo de como a inovação contínua conseguem trazer uma empresa que se continua-se fazendo o que desde o início fez poderia ser conduzida mortalmente à comoditização. A Inovação como fator competitivo é uma opção estratégica que realmente importa neste setor e outros semelhantes.

A ASUS formulou sua estratégia de posicionamento e operação baseado na seguinte lógica:

Para isto os componentes de seu modelo são descritos na casa ASUS que descreve seu DNA:


Primero, os valores na base, Humildade, Integridade, Diligência, Agilidade e Coragem, percebemos coerência com outros componentes do modelo, ou as colunas da casa: Inovação e Estética, Pensamento Lean, Foco nos Fundamentos e Resultados, que representam os eixos para alcançar a sua Visão de Futuro. Cultura, modus operandi e Sistema Operacional é o que muitas vezes se deixam de lado por parecerem simples teoria. Mais como sabemos sem teoria de negócios seria impossível uma empresa como a ASUS chegar ao nível que chegou. Lembrar sempre um conceito fundamental, se a Embraer não domina-se as teorias de mecânica dos fluidos, aerodinâmica, avionica, engenharia de materiais e outras teorias importantes de engenharia aeronáutica os seus aviões não sairiam do chão, não é mesmo? Por isso domínio das teoria de gestão é fundamental, sem dominar os negócios não levantam.

Gosto da proposta ASUS, é simples, direta e tem muito sentido para o que a empresa se torna e mostra o porque está ganhando o seu espaço no mercado de alta competitividade.