É muito interessante ver empresas de tecnologia brasileiras peitando gigantes como Microsoft, é o caso da Sábia Experience resultado de um spin-off da Fundação CERTI. A Sábia faz parte de um seleto número de empresas que desenvolve produtos baseados em tecnologia multitouch. A sua trajetória é cheia de conquistas e diametralmente atual neste mercado de players de peso.
Em 2007 quando a Apple lançou o iPhone colocou em evidência o grande diferencial das tecnologias multitouch. No mesmo ano a Microsoft lançou o SURFACE formalmente, produto sendo desenvolvido baseado em uma idéia gerada em 2001 que somente em 2003 consegue o seu primeiro protótipo após aprovação do próprio Bill Gates.
Um personagem que mudou totalmente o cenário em torno do conceito multitouch é o famoso Jeff Han, o gênio por traz da magia do que é possível com esta inovação tecnológica. Em fevereiro de 2006 Jeff se apresentou no TED, tornando-se em um dos vídeos mais acessados no Youtube.
Um pequeno parênteses, Jeff representa um daqueles famosos lead-users que Von Hippel ensina em suas aulas e livros como a fonte de grandes inovações.
Atualmente a empresa Perspective Pixel do genial Han é contada como o líder em soluções de qualidade desta fascinante tecnologia. Especialistas da iSuppli a apontam como a mais promissora de um mercado de aproximadamente US$ 4,4 bilhões em 2012. Para um mercado deste tamanho as titulares estão realmente determinadas por uma fatia deste mercado. As minhas pesquisas apontam que o número de entrantes continua a crescer, atualmente são 15, em 2007 eram somente oito. O notebook eCog concorre em um mercado em crescimento seja de mercado e concorrência. O jogo é duro, um exemplo disso é a própria Microsoft mostrando suas garras com um pesado merchandising no filme "O Dia Que a Terra Parou", isto mostra o tamanho da encrenca para os novos entrantes. Ao mesmo tempo temos a veterana em produtos de educação a Smart Technologies, que lidera em produtos multitouch (quadros brancos e mesas interativas) voltados para educação e treinamento, ela possui um modelo de negócio orientado a uma proposta de alto valor criando uma experiência e tecnologia razoavelmente robusta e de alta qualidade.
Com este cenário percebo que nestas condições o design dominante está quase escolhido. Percebo que para a Sábia a tarefa agora é se tornar competente na criação e implementação de um modelo de negócio que crie sustentabilidade. Um componente importante do modelo de negócio onde deve ser prestado atenção é a definição da proposta de valor onde os softwares devem acompanhar consistentemente o produto. Os apps são fundamentais para este tipo de produto. Inovações integrando hardware e software, criando uma experiência realmente convincente são a chave para este tipo de negócio e fundamentais para manter o produto fora das commodities. Pelo que li nos jornais estão sendo criadas alianças estratégicas com desenvolvedores de apps. Acredito que aqueles famosos convênios de cooperação não são suficientes para criar compromisso de criar um modelo de negócio sustentável. Acredito que deva ser considerado seriamente a abordagem de inovação aberta como atividade chave, ou seja a gestão da inovação é um daqueles processos fundamentais dentro do sistema de atividades que define a estratégia do negócio, é minha pequena e humilde sugestão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Favor os seus comentários ou pontos de vista são importantes para buscar melhorar sempre