segunda-feira, 20 de maio de 2013

Pesquisa com CEOs dizem que investir em inovação não está valendo a pena

Um novo estudo da Accenture, "Inovação de  baixo risco é caro", constatou que menos de um em cada cinco executivos acredita que seus investimentos estratégicos em inovação estão pagando a conta, e que este histórico ruim está começando a desencorajar as empresas a assumir riscos .
Accenture pesquisou 519 empresas em mais de 12 setores da indústria na França, Grã-Bretanha e os EUA onde mais da metade (51 por cento) dos entrevistados relataram ter aumentado recentemente o financiamento para a inovação em suas empresas. Quase todos (93 por cento) dizem que o sucesso a longo prazo da estratégia de negócio da sua organização depende da sua capacidade de inovar.
Apesar da importância que se atribui a esta lógica empresarial de inovar ou morrer, apenas 18 % dos CEOs dizem que estão vendo retorno dos seus investimentos em inovação. 

"Os entrevistados também têm uma resposta e apontam o que está acontecendo. Eles estão cientes de que uma abordagem cautelosa e que os investimento reduzido pelas empresas para gerar renovação ou, na melhor das hipóteses, inovação incremental é uma estratégia potencialmente perigosa. Ao instalar sistemas formais para gerir a inovação, as empresas podem se proteger de tais riscos. Empresas capazes de inovar ao nível de inovação radical (ou mesmo disruptiva) são muito mais propensas a dominar e prosperar nos novos mercados que eles criam. Eles também podem posicionar-se para dominar a mudança."

Interessados no relatório completo ver aqui.

Os dados mostram que mesmo em países desenvolvidos o discurso é um e na hora de colocar a mão no bolso para inovar radicalmente é outro. Para inovar a empresa não pode colocar todas suas fichas em projetos de desenvolvimento, é necessário apostar em mudança de cultua, sistema operacional, gestão, competências e processos para ganhar capacidade de garantir inovação.  Lembro de um estudo da IBM em 2006 com entrevistas feitas com 765 CEOs executivos empresariais e líderes do setor público em todo o mundo, onde os CEOs apontavam que inovação é a prioridade número um. 
"Um total de 65% dos executivos-chefes e outros líderes dizem que suas empresas precisarão passar por mudanças fundamentais durante os próximos dois anos. Novos produtos e serviços continuam a ser prioridade, mas esses profissionais dão cada vez mais ênfase à inovação dos seus modelos de negócio como forma de se diferenciarem" 


Não é muito adequado cruzar pesquisas como estas de forma simplista como vou fazer no meu comentário. Uma leitura usando uma lógica simples nos resultados da Accenture mostra que na realidade os CEOs preferiram não arriscar e continuar com modelos de inovação conservadores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor os seus comentários ou pontos de vista são importantes para buscar melhorar sempre