terça-feira, 27 de novembro de 2012

O Desafio de Reinventar o WC

This Is What A Toilet Looks Like When Bill Gates Is Involved | Co.Exist: World changing ideas and innovation:

WC não é um tema muito "chick" nem agradável que digamos, nem um projeto onde muitos de nós gostaria de trabalhar. Mas é uma questão urgente e de extrema relevância, do ponto de vista da saúde pública e especialmente pelas vidas perdidas na falta de soluções mais econômicas e acessíveis para os países subdesenvolvidos ou mesmo países em desenvolvimento. Como diz o artigo no link, assombrosamente em pleno século XXI, 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso a saneamento adequado e a defecação a céu aberto mata 1,5 milhões de crianças menores de cinco anos a cada ano. Estatísticas mostram que esgoto e questões sanitárias não dão voto, por isso em muito países esta questão é sempre colocada no final da lista das prioridades para os que decidem ou priorizam as políticas públicas, diferente do que acontece com outros setores de responsabilidade da administração pública. Mais polícia, armas ou os gastos na chamada luta contra as drogas possui maior relevância do que sistemas de saúde pública que pode evitar a morte de crianças e que sabemos deverá custar muito caro solucioná-los via sistema de saúde resolutiva.
Uma luz de esperança vem do ativista e também bilionário Bill Gates. A fundação Gates é uma das líderes da nova filantropia e que está envolvida e financiando projetos inovadores voltados a solucionar problemas crônicos que o setor público não consegue solucionar e que exige inovação de alto nível.

Um dos objetivos para este tipo de inovação é "zero emission", por isso a tarefa não é fácil nem simples. Como parte do Desafio de Reinventar o WC, a Fundação Gates distribuiu fundos de apoio de 400.000 dólares para oito universidades para criar banheiros seguros, acessíveis e higiênicos sem uso de água.



U of T Reinvents The Toilet from U of T Engineering on Vimeo.

O importante da nova filantropia, são os projetos de alcance global, aproveitáveis de forma ampla e com efeitos realmente consistentes por meio de uma tecnologia aberta e de fácil disseminação.

Temos também o Mr. Toilet, outro ativista que me chamou a atenção pela sua abordagem de alguém que se importa com as pessoas e as vidas que pode salvar. As estatísticas e imagens são realmente marcantes e em alguns momentos é chocante, mostrando que os problemas são reais e devem ser tratados com a seriedade que merece.

O Brasil possui uma lacuna enorme no que é serviços e infraestrutura sanitária e é perigoso para as próximas gerações que continue assim. Estas soluções podem trazer uma esperança para o setor público tome decisões e absorva este esforço criativo por soluções eco-conscientes .



Meet Mr. Toilet | Jessica Yu from Focus Forward Films on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor os seus comentários ou pontos de vista são importantes para buscar melhorar sempre