sexta-feira, 15 de abril de 2011

3 Modelos de Negócio Inovadores na Web

Tive a grata surpresa de saber da existência de alguns modelos de negócio muito interessantes usando os mecanismos e tecnologias digitais e a web.

1. O primeiro é o quirky.com. Uma idéia muito interessante para inventores e designers que precisam de um empurrão para colocar suas idéias em prática. Fiquei empolgado com a idéia e como é possível construir mecanismos na web que realmente criam valor. O processo é claro vejam abaixo o gráfico com o fluxo do processo. A idéia principal do modelo é atrair inventores e designers com suas idéias de novos produtos e através de uma rede de colaboradores e parceiros a organização decide rejeitar ou validar e assim trabalham pela viabilidade do produtos resultante do processo. Uma divisão calculada dos resultados é o modelo de receitas, simples e conveniente.


2. Outro modelo de negócios é o QUEREMOS.com.br que se destaca pela sua característica inovadora de financiar eventos culturais baseados em ecnologia digital e o poder das redes sociais que ajudam na viabilidade de eventos.O modelo de negócio é baseado no conceito do crowdfunding que é uma modalidade de financiamento coletivo. O modelo de negócio vem atraindo a atenção das grandes empresas. A novidade está sendo de grande importância para o cenário cultural brasileiro. (Ver texto e vídeo)



3. Moro em Florianópolis onde as vagas nos hotéis são preenchidas 100% no verão. Os moradores da ilha sempre colocaram suas casas ou quartos para alugar na temporada para quem não quer hotels. Agora imaginem fazer isto em grande escala usando a web. Este modelo de negócio da airbnb.com se destaca por ter identificado e dado solução à tarefa que precisava de um serviços para ser realizada colocando o viajante e o host em sintonia. Atualmente tem mais de 1 milhão de noites alugadas (800% de crescimento).
Travelers came from over 160 countries, and booked places in 89 different countries. We expect to hit 1 million nights booked sometime this spring,” diz Brian Chesky (Co-fundador)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor os seus comentários ou pontos de vista são importantes para buscar melhorar sempre