terça-feira, 29 de junho de 2010

Uma grande perda, Hayek salvador de uma Indústria condenada pelas Inovações Disruptivas

A primeira vez que tive conhecimento da façanha de Hayek através dos trabalhos de Prahalad e Hamel, fiquei muito intrigado no início, eu pensava como é possível? A maestria de Hayek ao configurar uma solução para o dilema dos Suiços é impressionante. O que este suiço-libanês fez é a comprovação que algumas inovações podem fazer o que para alguns mortais seriam impossíveis, até mesmo salvar a indústria de todo um país. Hayek não somente criou um modelo de negócio inovador, criou a inovação da estratégia de ordem superior da inovação de toda uma cadeia de valor do setor. Os Japoneses como inovadores disruptivos da indústria de relógios suiços, e naquela época (anos de 1970 e 1980) - com marcas como Casio, Seiko, etc - já tinham tomado conta de fornecer relógios para todo o mundo no conceito do relógio (produto). Para enfrentar os disruptivos Hayek criou o conceito inovador (design + moda) ganhador de um oceano azul. É impressionante o que um inovador de primeira ordem pode fazer!. Tal como Steve Jobs, Hayek tinha a visão e a crença que o design e um modelo de negócio consistente, podem fazer a grande diferença na inovação de um setor e na criação de um diferencial estratégico.

Morreu Nicolas Hayek, salvador do setor de relojoaria suíço

De André LEHMANN (AFP) – Há 17 horas

ZURIQUE, Suíça — O inventor do conceito de relógio Swatch, Nicolas Hayek, morreu nesta segunda-feira, vítima de uma crise cardíaca, aos 82 anos. Hayek era considerado uma das figuras emblemáticas da indústria suíça, "um fazedor" de ideias, o salvador da indústria de relojoaria helvética.

Nicolas Hayek, também considerado o idealizador do pequeno carro urbano Smart, nasceu no dia 19 de fevereiro de 1928 em Beirute, indo para a França em 1940 e, depois, para a Suíça, nove anos mais tarde.

Grande empreendedor, encontrou na Confederação Helvética um campo fecundo para fazer valer suas ambições e ideias.

Sua empresa de consultoria interveio nas relojoarias suíças ASUAG e SSIH, postas em liquidação. Preconizou a fusão das duas companhias e, principalmente, o lançamento de um relógio "de preço baixo e qualidade alta, artístico +Swiss made+".

Três anos mais tarde, Nicolas Hayek assumiu a presidência do grupo que surgiu da fusão.

Sob sua batuta e graças ao pequeno relógio de plástico barato que seduziu milhares de consumidores, o grupo tornou-se líder do setor.

Em 1998, o SMH foi rebatizado Swatch Group, sinônimo de seus relógios, mas que continha, na realidade, uma quantidade de marcas famosas.

Hayek transformou a indústria suíça moribunda, condenada a ser comprada por investidores estrangeiros, em joia mundialmente conhecida, garantindo grande parte das exportações de relógios suíços.

Por sua carreira, o presidente da Swatch recebeu inúmeras medalhas. Foi distinguido pela Áustria e, principalmente pela cidade de Bienne onde fica o grupo. Na França, recebeu títulos da Legião de Honra e de Comandante da Ordem das Artes e das Letras.

Também recebeu o título de Doutor Honoris Causa em direito e economia da Universidade de Bologna e da Universidade de Neuchâtel.

Segundo a revista americana Forbes, Hayek estava no 232º lugar da lista de milionários no mundo, com fortuna estimada em 3,9 bilhões de dólares (3,2 bilhões de euros).

Copyright © 2010 AFP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor os seus comentários ou pontos de vista são importantes para buscar melhorar sempre