No portal TheBetterIndia encontrei este exemplo de uma invenção com uma magnífica proposta de valor.
Conheça Remya Jose de 14 anos. Ela é a inventora da máquina washing-cum-exercise que lhe valeu um Prêmio Nacional. Durante seu 10º nível (sistema de educação indiano), sua mãe adoeceu e o pai estava passando por tratamento médico. Remya tinha que pegar três ônibus, indo e vindo da escola e passar cerca de duas horas em cada sentido. Como não havia máquina de lavar roupa em casa, a tarefa de lavar a roupa caiu sobre ela e sua irmã gêmea. Então, ao invés de apenas desejar inutilmente uma máquina de lavar, ela decidiu tentar colocar as mãos na massa durante as férias!
Aproveitar o exercício físico e ao mesmo tempo cumprir com uma atividade fundamental no dia a dia. No lugar de deixar esta energia ou esforço de trabalho numa academia, o esforço é transferido de forma a criar valor contribuindo com aumento da produtividade das famílias de forma saudável e sustentável.
Este é um belo exemplo de uma inovação se bem explorada. Vai precisar um pouco de engenharia de produto e produção (confiabilidade, qualidade e fácil de produzir para ganhar escala) e uma boa pitada de Marketing e Modelo de Negócio orientado para a base da pirâmide.
Veja o que Remya inventou no vídeo:
Poderiamos categorizar esta inovação em potencial conforme dois padrões:
- Lead Users (von Hippel);
- Inovação na Base da Pirâmide (Prahalad).