quinta-feira, 3 de abril de 2014

How resource scarcity is driving the third Industrial Revolution | McKinsey & Company

How resource scarcity is driving the third Industrial Revolution | McKinsey & Company:

Vídeo e Texto mostram as questões e fatos da nova Revolução.

O especialistas da Mckinsey & Company acreditam que as necessidades e as inovações tecnológicas (relativas a energia, água, alimentos, infra, etc) irão no médio prazo provocar uma verdadeira Revolução nos Recursos, ao contrário do que acontece com as previsões nada otimistas de um futuro onde tudo que é recurso vital irá faltar. A algum tempo tenho a previsão de que para o médio prazo existe uma certeza de que vai faltar água. Mas os cenários e as novas tecnologias, especialmente as desenvolvidas pela GE do reaproveitamento da água dos esgotos, me estão fazendo mudar de ideia. 
A arena está nas TI e as novas Tecnologias Industriais. Em especial as novas Tecnologias de Produção de Energia são uma das grandes apostas do capitalismo atual. A batalha está concentrada na busca de maior produtividade das conhecidas novas fontes energéticas e especialmente no armazenamento de energia (baterias) que é a principal substituto da energia suxa (hidrocarbono).
O aumento da complexidade das tecnologias de produção é impressionante e mostra que muitas empresas poderão falhar pela necessidade de ter que modificar seu modelo de negócios durante o processo e toda sua gestão de conhecimento (competências e capacidades). Empresas que trabalham com um leque de conhecimentos e competências muito mais diversificadas das industrias tradicionais.
Estas tecnologias são prioridade na maioria dos países desenvolvidos e alguns dos BRICS (China) estão na corrida. Minha percepção inicial é que esta pode criar novas dependências e mudanças nos eixos do poder tecnológico, fluxos de capital e os que forem mais rápidos ganham.