Uma tradução rápida de parte do post no Blog da HBR:
The Conversation
Making Your Strategy More Relevant
de Paul Leinwand e Mainardi Cesare
Muitos líderes de negócios parecem estar perdendo confiança na estratégia, ou pelo menos na abordagem da própria companhia para ela. Isto é evidente na pesquisa da Booz & Company , que pede a executivos de todo o mundo a comentar sobre os resultados de suas iniciativas estratégicas. Com mais de 2.350 respostas até agora, os resultados sugerem um alto grau de desilusão:
- A maioria dos entrevistados (53%) não sentem a estratégia da sua empresa os levará ao sucesso.
- Dois terços (67%) dizem que as capacidades da sua empresa não apoiar plenamente a estratégia da empresa e a forma como ela cria valor no mercado.
- Apenas um em cada cinco (21%) pensam que os executivos da empresa tem o "direito de ganhar" em todos os mercados em que compete dentro.
O post fornece uma análise e propões como solucionar o problema.
Não acredito que estas estatísticas sejam percepção de executivos unicamente nos E.U., pela minha própria experiência posso considerar que isto é um fenômeno generalizado.
Estes dados dão sinal que alguma coisa não está como se esperaria, principalmente pela prática ampla com relação à estratégia de negócios, com mais de 50 anos. Acredito que a esta altura as coisas deveriam estar melhor definidas e poderiam ter criado melhores níveis de confiança nos executores de estratégias. Tenho uma hipótese, a concepção e execução das estratégias não estão balanceados e/ou estamos com baixo desempenho em ambos lados da moeda. Não é somente uma questão de executar com competência, mas ter a estratégia certa também. Criar e manter um negócio que se destaque dos demais não é uma simples equação de custos e receitas ou demanda e oferta, na realidade é ter uma proposta convincente para o mercado alvo, atrair e criar demanda sustentável e construir barreiras consistentes contra concorrência, não é nada simples mesmo.