sexta-feira, 17 de julho de 2009

Google inovando e buscando briga


O Google Wave um produto inovador que surpreende mesmo sem poder testá-lo ainda, a minha percepção é que vai ser um verdadeiro tsunami. O confronto agora direto de Jogo Duro, Google x Microsoft resulta numa batalha sem piedade e sem reféns.

Acabo de ver o vídeo de apresentação dos gestores do novo e poderoso produto da Google, o Google Wave. As funcionalidades do novo sistema devem ter deixado as turmas da poderosa Microsoft de perna bamba. Percebe-se uma estratégia como George Stalk da BCG a denomina de Hardball Strategy (HBR de Abril de 2004). A Google com este movimento, ao mesmo tempo que cria maior valor ao negócio, possibilita a eliminação do mundo WEB da grande e que alguns anos atrás eu acreditava seria inconcebível a sua derrota. Lembro de certa vez numa entrevista o CEO de uma empresa de antivírus, se mostrava muito satisfeito de estar em um negócio, onde Microsoft não tinha interesse. Na realidade a nova onda (Google Wave) é poderosa, capaz de mudar o mundo. A forma como usamos a web deverá continuar a mudar, é claro que a Google ditará as regras do jogo.

Continuando com o pensamento, acredito que esta plataforma é uma proposta que criará sem dúvida uma onda destruidora. A Google anunciou a pouco tempo a sua entrada no mundo dos OS (sistemas operacionais), que evolui do reconhecido browser Chrome para o Chrome OS, em estágio de baixa performance por enquanto e focado nos Netbook (até parece...).

Podemos já pensar o que acontecerá com o MSN, presente em todo computador com o OS Windows. Posso prever sem bola de cristal que este tem os dias ou meses contados. Uma parte da estratégia está em atrair o pessoal que gosta de redes sociais, ou seja, por isso se espera uma migração em massa para o Orkut, é claro fora do Brasil. O pessoal que usa Smartphones também possivelmente migrem para o sistema pelas possibilidades de alternativas de comunicação e colaboração muito criativas. Junto com isto os endereços de e-mails poderão mudar em números surpreendentes para esta plataforma ou outras que aderirem, visto que o código é aberto. Os apps que serão criados por meio de uma abordagem aberta de inovação criam uma oportunidade realmente grandíssima para o mundo web e de quem vive dela.

O resto que ficará no meio do tiroteio pode pagar caro. Acredito que este conflito vai criar “balas perdidas” que podem acabar com muitos negócios em atual incubação ou também podem ser verdadeiras oportunidades para quem quizer ser um Google partner.

Não é necessário muitos neuronios para perceber que este será um ataque direto de jogo duro e que reconheçamos é uma empreitada de verdadeiras inovações de ordem superior, e totalmente aderentes à teoria Schumpeteriana de destruição criativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor os seus comentários ou pontos de vista são importantes para buscar melhorar sempre