sexta-feira, 31 de julho de 2015

Disrupting beliefs: A new approach to business-model innovation | McKinsey & Company

Disrupting beliefs: A new approach to business-model innovation | McKinsey & Company:



In a disruptive age, established business models are under attack. Here’s how incumbent companies can reframe them.

'via Blog this'

terça-feira, 21 de julho de 2015

Ecodesign na prática » Cidades e Soluções:

CRIATIVO !!

INOVADOR



Cidades e Soluções: Ecodesign na prática


qui, 04/09/14
por Klara Duccini |


Você sabia que são fabricadas 350 bilhões de tampas de garrafas plásticas por ano, no mundo?! Já imaginou a vida sem elas?
Você vai conhecer o brasileiro que foi premiado no exterior porque inventou uma tampinha-brinquedo. Um novo negócio que ajuda a diminuir a quantidade de resíduos no mundo.


Tampas de garrafa transformadas em brinquedo

No Cidades e Soluções dessa semana, você também vai conhecer jovens designers que transformaram madeira abandonada nas ruas em óculos sofisticados com tiragem limitada.


Madeira abandonada transformada em óculos sofisticados


Para saber mais sobre o trabalho da Zerezes, clique aqui.

Para saber mais sobre as tampinhas Clever Caps, clique aqui.



'via Blog this'

terça-feira, 7 de julho de 2015

Pesquisa mostra quais são os oito tipos de processo de inovação

Muito interessante o trabalho que o Professor Mario Sergio Salerno da Poli - USP e e os pesquisadores Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes, Débora Oliveira da Silva, Raoni Barros Bagno e Simone Lara Teixeira Uchôa Freitas.

A pesquisa identificou que o modelo tradicional de gestão de inovação é comum em grandes empresas para o desenvolvimento de inovações incrementais. No entanto, o modelo tradicional nem sempre é aplicável em projeto de inovação com elevado grau de incerteza e complexidade, que são típicos de projetos de inovação radical, como os que envolvem avanços tecnológicos ou criação de mercados novos. A Pesquisa mostra quais são os oito tipos de processo de inovação

Interessados no artigo com a pesquisa completa sob o título "Innovation processes: Which process for which project?" : link aqui

Fonte site de PEGN'

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Digital signage chega para salvar vidas

A sinalização digital está dando uma reviravolta na segurança nas estradas com um novo conceito inovador, onde se poderá ver caminhões em dimensão semi proporcional de forma a prestar atenção no tráfego à frente sem precisar fazer manobras perigosas ou prováveis descuidos.

A tecnologia de exibição  da Samsung foi usada  recentemente em um protótipo "Caminhão de Segurança" destinado a prevenir acidentes de trânsito e mortes de motoristas que tentam ultrapassar. O projeto está sendo testado na Argentina. A parede de tela de vídeo (2x2) montada na traseira de um reboque traseiro dos caminhões mostrará o que está na frente do caminhão independente do tráfego.






Atualmente, o caminhão protótipo construído não está mais operacional. Até agora, a Samsung tem sido capaz de confirmar que a tecnologia funciona e que a ideia noção definitivamente pode salvar vidas.

O próximo passo é realizar os testes correspondentes a fim de cumprir com os protocolos nacionais existentes e obter as autorizações e aprovações necessárias.

O projeto do Safety Truck tem sido gerado um buzz desde que a Samsung postou sobre isso, com alguma oposição que aponta questões de custos, distração dos motoristas e modelo de negócio e ROI que viabilize tais mecanismos de segurança.

Fonte: "Digital signage hits the road to save livesChristopher Hall 24 de Junho de 2015

ver também este post

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Novas Contribuições de Clayton Christensen


Em posts anteriores comentei que sou fã de carteirinha do guru da inovação e do managemento grande Clayton Christensen (literalmente, o homem tem mais de 2 m). Professor Clay é conhecido pelas teorias por traz da inovação disruptiva. Em 2013 foi eleito "O pensador mais influente do management do mundo".
É o cientista como também o intelectual que realmente fez e ainda faz a diferença no mundo das ciências humanas. Sua abordagem na construção do conhecimento e teorias seguem um rigor científico primoroso, além de trazer um matiz de simplicidade e clareza. A meu ver seus trabalhos são uma raridade no mundo do management, especialmente em temas tão complexos como são a inovação e o management estratégico. Passados todos estes anos desde sua estreia nos holofotes no mundo do management (1997), ainda seus trabalhos são inspiradores e despertam admiração no mundo todo. Tenho acompanhado o trabalho do Professor Clay a mais de 15 anos, desde que devorei seu primeiro livro "O Dilema do Inovador". Sua obra abre uma nova perspectiva de como devemos avaliar nossos negócios e a causa e efeito dos concorrentes (rivais e novos entrantes) dentro das perspectivas da inovação.

Antes de tudo, a página web do Professor aqui, e um vídeo para os  interessados no seu trabalho. 






Clayton Christensen - World Innovation Forum from Braden Kelley

A apresentação acima é semelhante à que assisti em São Paulo no Fórum Mundial da Inovação em 2007, para facilitar a vida de alguns coloco para download a tradução

Quem fica à vontade com textos em inglês, Clayton Chistensen abre as comportas do conhecimento. Para os que buscam entendimento da sua obra, todos os seus principais livros foram traduzidos ao português, é somente pesquisar. Para os interessados em ampliar e atualizar-se como o que o Professor Clay tem a ensinar, a Harvard Business Review, Foreign Affairs e Stanford Social Innovation Review disponibilizam seus últimos trabalhos de forma free.

Artigos que podem ajudar a ampliar nosso entendimento sobre inovação pelas lentes da disrupção ou ruptura ou disruption. 

1. Theory of Theory Building