segunda-feira, 28 de novembro de 2011

China pretende se tornar uma potência inovação até 2020
Os líderes da China querem transformar seu país em um líder em inovação até 2020, mas poderiam ter seu trabalho encurtado, diz Richard Li-Hua. Sistema educacional do país é baseado em aprendizagem mecânica ao invés de pensamento crítico, e uma falta de proteção de propriedade intelectual sufoca a inovação empresarial. "A tradição chinesa de adiar a autoridade não é propícia à inovação também", diz Li-Hua

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Os seis Pilares de design segundo Steve Jobs | 3M Inovação

Os seis Pilares de design segundo Steve Jobs | 3M Inovação:

'via Blog this'

post-steve

Steve Jobs deixou sua marca na história da humanidade, assim como um legado que proporcionou um comportamento digital inovador para a nova geração. Produtos como iMac, iPod, iPhone e iPad fizeram com que os usuários aprendessem a lidar com novas plataformas, essas que o mundo não consegue e não quer viver sem. Durante seu comando à frente da Apple, Jobs nos deixou lições importantes:

1. Forma, acima de tudo:

Antes de Jobs, a Apple já era conhecida pelas formas irreverentes de seus produtos, o que só veio a se aperfeiçoar com seu legado. Seu pai, como marceneiro, já lhe havia dado lições de forma e sua importância, como ele mesmo dizia “é importante construir os fundos de um gabinete ou de uma cerca, mesmo quando ficarão escondidos”. Assim, a ideia da forma completa de um produto, tanto por dentro, como por fora, é a primeira lição de design que Jobs nos deixa.

2, 3 e 4. Simpatia, Foco e Atribuição:

Nos anos 80, design era apenas um nicho de profissão. Estimulando esse momento, Jobs escreveu um livro chamado “The Apple Marketing Philosophy”, que enfatiza que o primeiro ponto de ação é a simpatia, como uma íntima conexão entre os sentimentos das necessidades do usuário. O segundo é o foco, necessário para eliminar as oportunidades não importantes, assim não haveria desperdício de criatividade. A terceira, não menos importante: atribuições. Segundo Jobs “as pessoas julgam, sim, o livro pela capa. Podemos não ter os melhores produtos, mas atribuímos o desejo por eles”.

5. Tecnologias agraváveis:

Esse deve ter sido o conceito mais importante que Jobs implantou nos produtos da Apple. Ele nos mostrou que produtos de tecnologia poderiam ter uma interface amigável, agradável e de fácil entendimento ou que, indiretamente, lembrassem humanos e não máquinas.

6. Passado inspira simplicidade para o futuro:

Jobs sentia que a simplicidade do design estava diretamente ligada a produtos de fácil utilização. A carga genética e o inconsciente coletivo estão presentes de forma explícita em suas interfaces. Jobs ajudou a desenvolver uma nova conversação entre máquinas e humanos. Fazendo com que eles literalmente “falem a mesma língua”.

domingo, 13 de novembro de 2011

Serasa Experian - Pesquisa Aplicada

Serasa Experian - Pesquisa Aplicada:

Programa de incentivo à pesquisa acadêmica entre estudantes* e professores, pesquisadores e Serasa Experian.

Programa de Incentivo à Pesquisa Aplicada promovido pela SERASA EXPERIAN

Entre 07 e 30/11/2011 estarão sendo feitas as inscrições para a seleção ao seu Programa de Incentivo à Pesquisa Aplicada edição 2012.
A iniciativa oferece bolsas para pesquisadores e mestrandos.
O candidato pode inscrever projeto de pesquisa relacionado a um dos 29 temas listados no site da Serasa Experian, entre eles mídias sociais, estudos de biometria de voz, modelos de negócios em certificação, celulara como meio de pagamento, risco de crédito, educação financeira, interfaces para desenvolvimento de sistemas, padrões de segurança da informação na TV Digital, para ficar entre alguns temas.


Eliana Rezende

Consultora em Gestão Documental e Memória Institucional

São Paulo e redondezas, Brasil
Tecnologia da informação e serviços

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Creativity Loves Constraint | InnovationManagement

Creativity Loves Constraint | InnovationManagement:

'via Blog this'

Marissa é a guardiã do sistema de busca e experiência dos usuários da Google. Em pouco tempo ela mostra que as restrições são uma forma eficaz de focar no processo de inovação. Não é novidade, o sistemas de inventividade TRIZ foi idealizado em torno da mesma idéia (restrições).
É possível ver com outras legendas para quem desejar ver outro idioma. Podem também escolher ver os outros capítulos de filmes da palestra da Marissa (Ideas Come from Everywhere). Esse pessoal da Stanford U sempre tiveram o privilegio de receber estas celebridades do mundo dos negócios e da inovação.




quarta-feira, 2 de novembro de 2011

FREE BOOK: Making Open Innovation Work | 15inno

FREE BOOK: Making Open Innovation Work | 15inno:

'via Blog this'
Stefan Lindegaard, especialista e autor de outras obras relacionadas a Open Innovation (OI) está colocando seu livro para livre download. Aproveitem, pelo que estou lendo no ebook do Stefan está bem escrito e possui uma sequencia razoável do que e como implementar OI.