quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Nintendo foi pega no jogo dos jogos?

Novamente, estou ciente que este post não é nenhum furo de reportagem. Há alguns meses atrás escrevi neste blog sobre a grande inovação estratégica da Nintendo. Não somente era um produto inovador de disrupção de primeira ordem que vendeu mais de 70 milhões de unidades, a maior em toda a história no setor consoles. Porém, o que mais surpreendeu foi o enfoque estratégico concebido, que para alguns criou um verdadeiro Oceano Azul afastando-se da briga entre Microsoft e Sony. A criação de valor realmente surpreendeu mesmo até os mais céticos. No último ano as receitas foram de U$ 15 bi, porém apresentou perdas de 22% em relação a ano anterior (ver)

O que aconteceu então? As vendas despencaram e as previsões são as piores, tudo em função do lançamento da Microsoft (Kinect) idealizado pelo brasileiro Alex Kipman que é um avanço surpreendente no sistema de interface e penetra no mercado traçado pela Nintendo. Esta tecnologia poderá trazer avanços não somente para brincar com games, o potencial no mundo do trabalho e do dia a dia das pessoas pode ser enorme. A Sony para responder lança o PlayStation.Move, na tentativa de imitar o caminho bem sucedido da Nintendo.



Realmente a Sony continua mostrando que ficará no fundo da fila. Pelo que vejo este triângulo altamente competitivo ficou realmente um mar vermelho do que um oceano azul. O tiroteio vai ter efeitos colaterais que até mesmo os PC que são usados para games vão ficar cada vez mais obsoletos e chatos.





A Nintendo atrasou em lançar novos produtos e continuar sustentando sua posição. Podemos concluir que ficou anestesiada pelo sucesso e lucros exorbitantes e achando que o oceano ficaria azul para sempre, agora chegou o tempo dos oceanos vermelhos que é bom para os clientes e o ganhador do jogo dos jogos.

O único que podemos fazer é aproveitar esta onda e pelo que vejo alguém vai ter que cobrar menos e outros vão ganhar mais e tudo na dependência da satisfação dos clientes (surpreendendo muito). A opinião dos especialistas do mercado de games prevê que xBox ganha neste natal.



sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Business Plan + Business Model (IMPORTANTE ANDAR JUNTO)

Alex e Steve novamente com sua típica qualidade (didático e bom design) na hora de apresentar assuntos muitas vezes de difícil explicação pelos meis tradicionais . Empreendedores em embrião ou em processo de Start-up prestem atenção!


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Quem poderia imaginar inovar neste setor !

Antes de mais nada sei que este post não é nenhum furo de reportagem, a minha idéia é mais trazer este exemplo como objeto de conhecimento de inovação e estratégia.


Da mesma maneira que a Blyth Industries que criou um novo mercado pela inovação de um produto em um setor em decadência a mais de 300 anos. A grande sacada da Blyth foi reinventar as velas e criar uma nova utilidade para o produto.

Uma reportagem na Globo News do program Mundo S.A. colocou no ar uma reportagem de um case de sucesso de inovação de produtos conhecidos como commodiity. Pouco depois do lançamento do produto era considerando um novo produto com risco considerável. Quem compraria um papel higiênico da cor preta? pior ainda, a 3 euros o rolo?. Estou escrevendo do business case "papel higiênico Renova", onde a grande sacada foi simplesmente produzi-los coloridos. Nada de mais.




O que me impressiona é o resultado e o poder da criatividade humana que conseguiu a façanha de diferenciar um tipo de produto como este. Além de ser inusitado o mais interessante é que seguiu direitinho as regras de posicionamento estratégico de diferenciação e ao mesmo tempo desenvolveu uma solução de marketing diferenciadora que realmente funcionou. Como caso de sacesso é realmente um bom exemplo onde a lição a tirar deste case é que qualquer que seja o negócio é possível criar novas posições diferenciadas, por mais comoditizado que possamos perceber o nosso mercado.

O produto nasce por um insight genial do presidente da empresa. Neste link do programa "Mundo S.A." podem ter maiores informações. No vídeo da reportagem podem assistir entre outras coisas a entrevista com Paulo Pereira da Silva, que teve a idéia e todos os recursos para fazer e o que para outros seria uma insanidade.